terça-feira, 24 de junho de 2014

OS NARRADORES DE JAVÉ -


Como reconhecer um poema ao vê-lo.


O filme, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a conhecer o progresso, e para isso acontecer  a construção de uma enorme usina hidrelétrica ameaça a vida da pacata cidade. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes feitos heroicos de sua história,  sendo justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar para "todos" que a cidade abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre.
 Então eles vão atrás de, um homem que por muitos naquela cidade não era visto com bons olhos pelo povo, mas que tinha o costume de inventar e aumentar algumas história sobre as pessoas da própria comunidade. Esse homem começa a recolher informações para que se transformassem em uma história com uma única tradição, mas quando se depara com algumas  versões diferentes do mesmo fato,então percebeu  que não poderia escrever a historia daquela cidade sem desprezar a outra, pois eram  fatos, compartilhados pela comunidade,porém narrados  de forma diferente quando visto por olhares diferentes.
Então aparece Antonio Bia.
Mas para isso, precisa colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Começa então. Surge, desde então, uma problemática disputa entre a história oficial e a história oral, incluindo, desta forma, a presença da oralidade e escrita no filme, assim como as tradições e culturas.
Quando chega o momento de apresentar os fatos escritos percebe-se que tudo que foi narrado pelas pessoas não foi passado para o livro e todos ficaram furiosos, sem entender o porquê de não ter sido escrito, mas Antonio Bia explica que as histórias contadas por aquele povo eram importantes e que não poderia ser escritas porque tinham varias versões diferentes com um pouco de verdade mas contraditórias.Sendo assim a o progresso chegou aquela cidade mas foi preciso a cidade de Javé ser destruída para construir uma grande represa .

O filme tem como fonte  principal a narração, tendo como base as pluralidades orais das personagens.
Temos que ter a preocupação ao contarmos   uma história , um fato e ao repassar uma historia de uma literatura lida,devemos conhecer o texto buscar informações  política e literária fatos históricos    daquilo que estamos buscando,compreender  sem colocar sem pôr .
Fazer uma boa interpretação, buscando informações entendemos melhor aquilo que esta sendo lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário