quarta-feira, 26 de novembro de 2014

RESUMO DO TEXTO: A COMUNHÃO TRINITÁRIA: BASE PARA UMA LIBERTAÇÃO SOCIAL E INTEGRAL.


Livro: A Trindade, a Sociedade e a libertação, BOFF, Leonardo. 2ª Edição.

     Como funciona a relação entre as três pessoas da Dinvindade - Pai, Filho e Espírito Santo.
     Não basta, apenas, saber da existência dos três e afirmar que é um único Deus. Devemos entender a comunhão, interpenetração que vigora entre os três.
   Então, recorremos à reflexão teológica para ver a beleza e maravilhosa comunhão é essa, procuramos conceitos de palavras que podem esclarecer-nos: o conceito de vida, comunhão e pericórese. Este último é um termo teológico para referi-se a relação trinitária.
 
   1. DEUS É UM VIVER ETERNO
   Deus é ser mais elevado no conceito humano, é supremos, está acima de tudo e de todas as coisas em todos os atributos.
  Ele é a superioridade entre nós, tão superior que podemos nos prostrar em humilhação a Ele. Tão superior e maior, que quando precisamos, estamos em apuros somos dependentes Dele e somente Ele pode nos socorrer.
  Quem se prostra e o tem como único, a esse receberá a recompensa. A vida eterna. Deus, se apresenta vivo sempre, por isso sua Palavra está escrita em tempo presente "O Senhor faz justiça aos oprimidos, dá pão aos famintos, liberta os cativos, dá vista aos cegos, endireita os encurvado, guarda os estrangeiros, sustenta o órfão e ampara a viúva" (Sl 146. 7-9).
  O que comporta a vida? Difícil de definir a vida porque ela é um mistério, como acontece? è algo que vem de dentro para fora, somente o Deus sempre vivo, o que existe desde o início e que dá a vida de dentro para fora haveria de dar essa definição, mas entendê-lo em sua pericórese podemos chegar até a captação da concepção da verdadeira vida, vida eterna e vida humana.
 Podemos repensar nas seguintes características que comporta a vida: Organismo, Autofuncionamento, Totalidade arquitetônica, Reprodução, Realização. 
 Nós vivemos num processo de luta contra a morte, contra doenças, contra a batalhas psicológicas; mas também vivemos na esperança de uma vida eterna, onde não haverá mais choro ou dor.
Deus é a auto-realização eterna, sem precisar ser questionado o porque em viver. Ele é absoluto e não pode ser ameaçado pela destruição, porque Ele permanece para sempre, está acima do mal e do bem, pura e total.
Essa auto-realização é cada "Pessoa realizar as outras pessoas", Deus vive em plena e amorosa comunhão com os dois que compões a trindade. Juntos eles realizam muito mais e perfeito nas pessoas.

2. DEUS É UM COMUNGAR INFINITO
No Antigo Testamento, Deus é revelado como imagem nossa ao criar Adão - somos como Ele - , o patriarca em Abraão e o libertador em Moisés, que nos conduz. O tempo todo estamos conectados com Deus em alguma forma, há a necessidade de estar em comunhão com Ele. De estar Nele e Ele em nós.
No Novo Testamento, percebemos a comunhão de Deus com o Filho, e conforme 1 Jo 1.3, se estamos em Cristo, estamos também com o Pai.
Na Trindade, um  tem relacionamento interdependente com o outro, um não anula o outro, há reciprocidade entre os três, há amor entre eles e quem está com um está com o outro também. Eles juntos, são potenciados.
"Pai e Filho fazem uma entrega comum de si mesmos: é o Espírito Santo" (Pág. 169)
Deles emanam a essência de seus atributos, de seus sentimentos, da sua intimidade para conosco . Nesse laço, podemos ter comunhão infinita com Deus.

3. PERICÓRESE, A COMUNHÃO E INTERPRETAÇÃO DAS TRÊS DIVINAS PESSOAS.
Pericórese, quer dizer, na mais simples informação que entendi no latim, é um estar no outro, um morar dentro do outro, passivamente. Ativamente, é um entrelaçamento dos três: Pai, Filho e Espírito Santo.
Visualmente, pode-se ser assim, a representação da Pericórese:
A Trindade relacionada, morando uma dentro da outra,enquanto um com o outro se entrelaçam, os três formam um. Uma só comunhão entre os três.
Pesquisando símbolos, ainda encontrei esse que, se entrelaçam de tal forma, um interligando ao outro que mesmo se desfazendo eles continuam Um.
Essa relação pode se estender a nós?

É complicado explicar se sempre um existiu, no caso Deus, Ele quem criou os outros dois logo após Ele, então há um só Deus e dois administradores junto com Ele aos quais conferiu-lhes poder?
Existem três divindades se nossa religião é monoteísta, como se desenvolve?
Os três sempre existiram, Deus é Deus sempre, o início de tudo e ninguém O criou. Sendo Deus único, já havia o Filho, sua primeira criação, dentro de si mesmo e a essência que une os dois, o Espírito Deles, Santo, irreparável, incorruptível, puro, justo, amoroso.
Mesmo que nossos conceitos humanos sejam aplicados a descoberta da explicação do mistério da trindade, não haveriam palavras o suficiente para explicar como funciona tamanha perfeição a existência e funçao dos três em um só Deus.
O amor do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai torna a função do Espírito Santo como ligação entre dois.
A princípio a existência de cada um parece surgir parcialmente, temporalmente. Primeiro existiu Deus, sempre esteve lá, então em todo Antigo Testamento só havia esse Deus e Ele já  revelava o Filho através dos profetas, como se fosse criá-lo no Novo Testamento. E conseguinte, estava lá o Filho dando o testemunho do Pai, revelando o Pai em sua pessoa, mostrando a sua grande intimidade com o Pai, e exemplificando que todos nós podemos ter essa relação com o Pai. Após a morte física de Jesus, foi revelado o Espírito Deles a todos que creram e que crerão, o Espírito Santo que será a revelação de Deus em nós para toda a humanidade.
O que está com Cristo, está com Deus, tem o Espírito, se torna um também com a trindade.
A igreja está em comunhão com o Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário