quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FORMAÇÃO DE UM EXEGETA

*Valmir Soares de Morais[1]


"Minha percepção sobre quais elementos são essenciais para formação de um exegeta e o que é preciso para realizar uma exegese bem feita que não se resuma mero exercício teórico."

"Textos Bíblicos estão perpassados com experiências de vida, também porque eles são frutos da fé, de experiências, da vida de pessoas e(m) comunidades. Talvez seja por isso que também nós levamos e podemos levar nossa vida para junto e para dentro da leitura e do estudo da Palavra! [...] A leitura então pode se tornar interativa e dinâmica: lemos o texto e buscamos sentir o pulsar da vida nas narrativas; tentando compreender o ser-diferente presente nos textos; esforçamo-nos em pesquisar o contexto vital daqueles relatos... Essas forças vitais sempre de novo são liberadas por meio do poder dinâmico da ruah divina" (Ivoni Richter Reimer)

Nunca havia passado pela minha cabeça, o quanto um "Diário" é tão importante na formação de uma pessoa. Não pelo fato de apenas, observar, destacar acontecimentos do dia a dia e ali registrá-los todos, às vezes em seus mínimos detalhes, a escrita e o narrar os fatos, uma história( daí parte o primeiro instrumento para a exegese, o texto). Mas em como se pode formar, quem sabe um futuro escritor, um futuro editor, um futuro jornalista, um futuro EXEGETA.
Lembro-me da minha esposa contando uma redação, em que ela fez na prova do vestibular, para narrar um fato real ou fictício que aconteceu na rua. A facilidade com que a redação fluiu, e a sua excelente nota, me chamou atenção somente, agora, o quanto pequenos detalhes são importantes em nosso dia a dia - e lá vem o "Diário" - e várias percepções e análises que fazemos do que vivemos, do que ouvimos, do que vimos.
Aprender a arte da interpretação, de maneira teórica me traz um desconforto, quando se trata de Bíblia. Mas, a profundidade de termos, a variedade de linguagem, considerando o tempo em que ela foi escrita, espaço, e sua finalidade, me leva a estudar mais e consequentemente pesquisar e conforme a curiosidade vai crescendo em uma simples palavra, me leva a passar horas de euforia, e pressa de descobrir o que está por trás de um texto escrito nela.
Pensando como cristão, que sou, a experiência de interpretar à luz do Espírito Santo, quando abrimos a Bíblia para ler, é muito melhor do que investigar, e trabalhar em cima dos textos como um técnico, ou mecanicamente.
Mas a Exegese, é muito mais para um teólogo, um pregador, entender de forma mais clara todo o contexto histórico e o que o autor quer passar ao leitor.
 "Ler é, pois, um ato de primeira instância no esboço da consciência de si mesmo e do outro[...]Ler é inscrever-se no mundo como signo, entrar na cadeia significante..." [2](YUNES, Ed.Aymará, pág. 35). A leitura é primordial na formação de um exegeta, e não somente ler, sem penetrar na história. Em um comercial do Governo, incentivando a leitura, dizia que "ler, é viajar". Sim, fazer uma leitura de qualidade, é viver o que está escrito, num sentido mesmo, abstrato. Conhecer, no sentido de "ser com", de estar dentro.
Um exegeta, deve ser alguém, que tenha amor por leitura. Que deseje saber, conhecer, o que contém na mente do autor e pra que finalidade tal texto foi escrito. Afinal, a leitura está no mundo para se comunicar com outras pessoas através da história, desde os tempos das cavernas.
Outro fator, que marca presença na formação de um exegeta, é a curiosidade e a sensibilidade de estar presente na história do outro.
"A interação demanda / ação, não apenas reação, demanda / interpretação, e não apenas explicação / compreensão de textos. O texto demanda o leitor e seu repertório de leituras"  [3](YUNES, 2002, pág. 101)
Ao iniciar, minha vida cristã, decidi ler a Bíblia toda, para saber o quê Deus queria me falar. No ano seguinte, refiz a leitura da Bíblia mas, dessa vez, comprei um caderno e anotei a interpretação de cada versículo. Não terminei o primeiro capítulo de Gênesis, então desisti e reli a Bíblia de novo com mais atenção e mais clareza, estava me dando muito trabalho escrever. Mal percebi, que o que estava fazendo, inconscientemente, era uma exegese.
Que percepção tremenda, é saber que qualquer um de nós podemos ser um exegeta! Antes de mais nada, ler e conhecer, é só início para darmos um passo a curiosidade e interpretar textos. Fazemos isso, desde o colegial, as professoras de Gramática sempre nos indicavam uma história e de lá surgiam as perguntas que elas elaboravam e nós respondíamos, essa fase da escola, ajuda muito na nossa formação.
Interpretar é entender aonde o autor quer chegar com tal história, o que o fez escrever, em que tempo ocorreu o fato, assim digo que é uma arte. Pois até os quadros, monumento e esculturas no levam à leitura e à interpretação da mente do artista.
Quando se fala em exegese, vem em nossa mente, um pregador esmiuçar textos bíblicos. Esquecemos, que um exegeta, faz interpretação de obras literárias e a Bíblia não deixa de ser uma obra, só que divinamente indicada a todos os homens. Logo, ao interpretá-la e ter a responsabilidade de repassar essa interpretação a outras pessoas, devemos pesquisar não somente o contexto histórico, e sim, outras fontes, originais, que possam nos ajudar nessa brilhante tarefa, de esclarecer a todos escolhidos por Deus. Sem falar, que também, tal tarefa está acontecendo nos dias atuais e devemos levar em consideração o que ela quer dizer HOJE. Em uma linguagem prática e relativa, conforme a cultura, costumes, idioma, deverá ser analisada e atualizada não perdendo nunca o foco do autor.
Um bom Exegeta, não deve ignorar o lugar em que ele está mas, também, deve sentir o que o autor sentiu no momento em que escreveu a obra. Destacando aqui, um parágrafo do texto Sobre a Palavra de Deus: hermenêutica bíblica e teologia fundamental, pode ser um exemplo de como  podemos ter várias interpretações em um único texto mas se nos aprofundarmos em pesquisas, teorias, hipóteses, investigações, chegaremos ao objetivo do autor. Lemos 2Cor 3,6 "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica."
"[...]Paulo refere-se à letra da "antiga aliança", ou seja, as Escrituras de Israel, mais especificamente, a Torá mediada por Moisés.[...] Paulo se considera, com seus companheiros, ministro de uma "nova aliança", oposta ao 'serviço à morte grafado em pedras' [...] Paulo não despreza a Lei; [...] O serviço dedicado à 'letra' que Moisés exibiu nas tábuas do Sinai - não proporciona a vida em Cristo"[4](KONINGS, pág.13,14)
Vê-se a exegese feita por Konings, embora alguns líderes interpretam de outra maneira.
Resumindo sobre a percepção que tenho, quais elementos são essenciais para formação de um exegeta, são: interesse pela leitura e desejo de conhecer; sensibilidade em sentir o mesmo que o autor para interpretar; disposição para absorver o "novo", investigação e pesquisa e senso de realidade para usar a história como moral para os dias atuais.

Acima de tudo, é preciso ter o Espírito de Deus vivendo em nós, porque somente o dono da obra pode interpretar e apresentar o que ele pretendia ao "escrever", pintar, moldar. No caso, só o Espírito de Deus para fazer a revelação de sua vontade para a humanidade.
Cabe ao exegeta, maior esforço e mais dedicação no seu relacionamento com Deus, do que técnicas, dicas, de exercício teórico. É preciso ter a espiritualidade em movimento, para receber do Espírito Santo o impulso para leitura da Bíblia, o prazer em meditar e a vontade em experimentar em sua vida e depois compartilhar sua fé e as perspectivas do Senhor entre seu povo.
O EXEGETA, é um ministro, é um líder, é um missionário, é um pastor, um teólogo...
Para realizar uma Exegese bem feita, sem precisar de teorias, acima de tudo, é aceitar o Espírito para agir livremente em todo o intelecto, em todo o corpo, em toda a vida.



REFERÊNCIAS

* YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: Complexidade.
   Editora PUC - Rio; São Paulo: Loyola, 2002
   178 p.; 21cm (Coleção Teologia e ciências humanas; 5)


* YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados.
   Editora Aymará. 1ª Edição


* GASDA, Élio Estanislau. Sobre a Palavra de Deus: Hermenêutica bíblica e Teologia Fundamental.
   Editora Vozes: Petrópolis - RJ; Editora PUC - Goiás, 2012


[1] * Seminarista Bacharel em Teologia
Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO
Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias
valmirsoaresjk@yahoo.com.br
[2] YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. 1ª Edição. Editora Aymará
[3] YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: complexidade. Editora PUC - Rio; São Paulo: Loyola, 2002.
[4] KONINGS, Johan. A Palavra de Deus entre a letra e o espírito. Sobre a Palavra de Deus: Hermenêutica bíblica e Teologia Fundamental. Élio Estanislau Gasda (org.) Petrópolis, RJ: Vozes; Goiânia: Editora PUC Goiás, 2012. Vários autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário